Política de Segurança da Informação
Introdução
Diante da alta demanda no fluxo de dados dos clientes da M2S INTERATIVIDADE e as diversas ameaças que cercam esses dados, o presente documento tem por objetivo ser a política de segurança da M2S INTERATIVIDADE para informar sobre as regras e temas relacionados à segurança no ambiente da empresa M2S INTERATIVIDADE e também no ambiente por onde são processados e transmitidos os dados dos clientes da M2S INTERATIVIDADE.
A Política também é necessária para os processos internos e em especial, aos sistemas de informações, produtos desenvolvidos, que sejam preferencialmente projetados, desenvolvidos, implementados, mantidos e utilizados de forma segura e devem incluir planos de backup, recuperação de desastre, continuidade do negócio entre outros, seja pela própria M2S INTERATIVIDADE ou pelos parceiros contratados.
Objetivo
A política de segurança visa estabelecer as diretrizes para a preservação da Segurança da Informação, ou seja, a preservação da Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade da Informação. Todos os envolvidos com a atividade da M2S INTERATIVIDADE, não importando sua condição (gestores, diretoria, colaboradores, prestadores de serviços, parceiros de Negócio, fornecedores, etc.) e principalmente outras partes que, por ventura, se relacionem, manipulem e ou acessam (sistemicamente e ou fisicamente) o ambiente por aonde os dados dos clientes da M2S INTERATIVIDADE são processados e transmitidos, são responsáveis por conhecer e seguir a Política de Segurança da Informação.
Regimento interno, violação das regras e punições
Outros documentos e anexos também podem fazer parte da política de segurança, Normas, Termos de Confidencialidade, Termos de Responsabilidade, e demais relacionados, sempre que identificada a necessidade pela M2S INTERATIVIDADE, a fim de manter as permissões adequadas de acesso eletrônico. A responsabilidade de cumprir esta política existe, independentemente de como o usuário tenha o acesso aos recursos eletrônicos.
Esclarecer aos funcionários, profissionais conveniados e/ou prestadores de serviços que não é dado o direito de alegação de desconhecimento da política corporativa de segurança, devendo ser seguidas rigorosamente às previsões contidas nas Normas de segurança e termos existentes na M2S INTERATIVIDADE;
A não observância dos preceitos implicará na aplicação de sanções administrativas previstas em normas internas, nas cláusulas de inadimplemento e preceitos legais pertinentes a situação, pactuadas em contrato, sem prejuízo, se for o caso, da responsabilização pecuniária que lhe for atribuída;
Detecção de ações que demonstrem violação à Política de Segurança serão reportadas aos gerentes e diretoria cabendo a análise de cada caso e suas devidas punições, tanto no âmbito cível quanto na esfera criminal de acordo com as leis vigentes no país.
RESPONSABILIDADE – Competências
Diretoria: propõe aprova e se responsabiliza pelas políticas de segurança.
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Gerência de TI: Para os efeitos desta Política considerar que a Gestão de TI da M2S INTERATIVIDADE é realizada por empresa terceirizada.
Recursos Humanos: divulga as políticas aprovadas.
Administração /Gestão de TI: executam as políticas aprovadas.
Gestão de TI:
Garante que todo profissional de segurança receba treinamento específico em sua área de atuação.
antém atualizados os padrões e os procedimentos de segurança, em sua área de atuação.
Acompanha as atividades do Comitê de Segurança da Informação, mantendo representante permanente.
(Integrantes do Comitê de Segurança da Informação: Marcos Nabhan,
Sérgio Alcantara, Marcio Vinícius, Schmidt, e Erwin)
Propõe, documenta, mantém atualizada, e distribui os procedimentos e a Política de Segurança da M2S INTERATIVIDADE.
Propõe, documenta e distribui os procedimentos de resposta a um incidente de segurança e escalonamento para assegurar a administração oportuna e eficiente de todas as situações.
Manter, disseminar e atualizar a política pelo menos uma vez por ano conforme necessário, para refletir as alterações nos objetivos de negócios ou no ambiente de risco.
Acompanha e analisa os alertas e informações de segurança e distribuí-los ao pessoal apropriado;
Administra as contas dos usuários, incluindo adições, exclusões e modificações.
Diretrizes gerais
- Assegurar que um canal de comunicação seja estabelecido, com atendimento em tempo integral, eficiente e autônomo para atender e orientar nos casos de incidentes que possam colocar em risco a segurança da informação da M2S INTERATIVIDADE, bem como de seu patrimônio.
- Garantir que a segmentação da rede seja implementada de forma eficiente e que não haja interferência e acesso de outras redes, equipamentos e qualquer outra forma desautorizada.
- Garantir que os testes de invasão e vulnerabilidades sejam realizados
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periodicamente nos ambientes da M2S INTERATIVIDADE. Análise de Vulnerabilidade serão realizados a cada 3 meses (Trimestralmente), assim caso for encontrado alguma vulnerabilidade significativa (HIGH) o reteste deve ser feito no ambiente apos aplicadas as devidas providencias.
- Garantir que as análises de vulnerabilidade, de alertas de segurança e os processos de correção de segurança sejam aplicados e cumpridos de acordo as melhores práticas atuais de mercado.
vii. Deve haver monitoramento de redes e sistemas, utilizando tecnologias como, IPS/IDS, F.I.M, Correlacionadores de log e Antivírus no escopo que transmitam dados do portador do cartão.
viii. Assegurar que os usuários estejam cientes das ameaças e das preocupações que possam intervir na segurança, e que sejam orientados para apoiar esta diretriz, por meio da existência de um programa de conscientização de cultura de segurança.
- Manter a segurança quanto aos aspectos dessa diretriz, quanto à responsabilidade pelo processo, auditando-os periodicamente, buscando a certificação do cumprimento dos requisitos de segurança.
- Assegurar a aprovação da Diretoria para utilização de tecnologias.
- Assegurar que toda utilização de tecnologia seja autenticada com ID de usuário e senha ou outro item de autenticação (por exemplo token).
xii. Assegurar a existência de um inventário contendo lista de todos os dispositivos e equipes autorizadas a usar os dispositivos.
xiii. Assegurar à existência de uma identificação dos dispositivos com proprietário, informações de contato e finalidade.
xiv. Assegurar que os recursos de TI colocados à disposição de funcionários, profissionais conveniados à empresa e/ou prestadores de serviços sejam utilizados apenas para as finalidades aprovadas pela M2S INTERATIVIDADE.
xvii. Todos são responsáveis por zelar pela segurança da informação, sejam funcionários, profissionais e instituições conveniadas ou prestadores de serviços.
xviii. Assegurar que providências sejam tomadas de forma a evitar quaisquer ações ou situações que possam expor a M2S INTERATIVIDADE ou seus clientes à perda financeira, material ou humana, direta ou indiretamente, potenciais ou reais, comprometendo suas atividades.
xix. Assegurar que medidas preventivas sejam tomadas com o objetivo de diminuir o risco de ocorrência de fraudes, queda dos serviços e sistemas de tecnologia nos ambientes da M2S INTERATIVIDADE, mantendo, no entanto, uma equipe competente e preparada para dar tratamento a casos deste tipo, com agilidade e eficiência.
- Assegurar que todos os funcionários estão informados que todo ambiente tecnológico da M2S INTERATIVIDADE é monitorado e, em caso de qualquer
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incidente de segurança ou suspeita, qualquer equipamento pode sofrer intervenção para auditoria e que o responsável pela auditoria não informará a terceiros sobre o resultado auditado. Reforça-se que esta auditoria será realizada por profissional qualificado da área de TI da M2S INTERATIVIDADE.
xxi. Estabelecer uma metodologia ou processo de avaliação de risco anual que identifica ameaças, vulnerabilidades e resulta em uma avaliação de risco formal.
CONFIDENCIALIDADE, INTEGRIDADE e DISPONIBILIDADE dos Recursos da M2S INTERATIVIDADE
CONFIDENCIALIDADE
Mecanismos de sigilo: Estabelecer mecanismos para a proteção do sigilo dos dados armazenados, processados e veiculados, garantindo seu acesso a quem de direito e para fins exclusivamente do escopo de sua atuação profissional dentro da M2S INTERATIVIDADE.
Gestão da informação: Estabelecer que todos que tenham sistemas e informações sob sua gestão, estão sujeitos às regras referentes ao sigilo profissional, devendo garantir adequada proteção dos mesmos.
Perímetros de segurança: Determinar que os perímetros de segurança das instalações físicas e lógicas estejam claramente definidos, não possuam brechas/vulnerabilidades críticas, e seus acessos sejam protegidos de forma apropriada contra entradas indevidas, garantindo o ingresso controlado somente ao pessoal devidamente autorizado e identificado.
Proteção da informação: Proteger as informações e sistemas contra a modificação, destruição ou divulgação não autorizada pela M2S INTERATIVIDADE, e principalmente quanto ao acesso de pessoas não autorizadas ou que, legal ou oficialmente, não tenham direito ao seu conhecimento.
Sigilo profissional: Assegurar que informações e recursos estejam sujeitos às regras referentes ao sigilo profissional, garantindo uma adequada proteção, considerando as cláusulas contratuais (terceiros) e os termos de responsabilidade e sigilo (funcionários).
INTEGRIDADE
Redução de erros: Assegurar que providências sejam tomadas de forma a reduzir os riscos de erro humano, falhas de equipamentos e dispositivos, ou qualquer outro tipo de incidente que possa causar a perda da integridade das informações.
Ambientes físicos: Assegurar que os ambientes físicos da M2S INTERATIVIDADE operem levando em consideração as possibilidades de dano causado por fogo, inundações, explosões, manifestações populares e outras formas de desastres naturais ou causados pelo homem, e que sejam levados em consideração as regulamentações e padrões de segurança e saúde, bem como o tratamento de ameaças originadas de propriedades vizinhas.
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Conscientização: Assegurar que funcionários, agentes e terceiros com acesso às informações, ambientes e recursos da M2S INTERATIVIDADE, sejam devidamente conscientizados quanto à Segurança da Informação.
Gestão de ativos: Assegurar a análise periódica dos ativos da informação, de forma que estejam devidamente inventariados, protegidos, tenham um proprietário responsável e tenham mapeadas suas vulnerabilidades e ameaças de segurança.
Realização de Testes de Segurança: A realização de testes de segurança deve ocorrer periodicamente, respeitando o manuseio do produto e a periodicidade dos testes. Dessa forma, os equipamentos que fazem parte da segurança, devem ser revisados de modo a garantir seu perfeito funcionamento no momento em que é ou for solicitada a sua intervenção no processo de proteção e ou combate ao incidente.
Considera-se, no escopo de realização de testes de segurança equipamentos e processos ser desde extintores, no breaks, geradores de energia, até sistemas de alarmes, monitoramento de alertas de segurança, processos de load balance, backup, testes de invasão / vulnerabilidade de rede e o que for aplicável a empresa.
Obs: Fica expressamente vedado aos colaboradores da M2S INTERATIVIDADE que não sejam parte do time de segurança da Informação a realização de qualquer teste de fragilidade do ambiente tecnológico da M2S INTERATIVIDADE sem expressa autorização da Gerência.
DISPONIBILIDADE
Documentação de recursos de TI: Documentar os recursos de TI, compreendendo as licenças de uso, os manuais do equipamento, de softwares e das aplicações, sendo proibida a cópia parcial ou total sem autorização expressa da M2S INTERATIVIDADE ou do fornecedor, no caso de material licenciado.
Monitoramento: Garantir o monitoramento do tráfego efetuado em ambientes e recursos de TI, rastreando eventos críticos e evidenciando possíveis ocorrências, dando ampla e geral divulgação dessa atividade e da possibilidade de uso desse recurso em casos de incidentes.
Cultura em segurança da informação
Programas de capacitação e qualificação para o correto manuseio das informações e recursos de rede/sistemas devem ser estabelecidos e implementados de forma a desenvolver a consciência e a responsabilidade em segurança da informação pelos colaboradores.
Incidentes de segurança da informação, como por exemplo, tentativa ou acesso não autorizado a sistemas e informações, devem ser notificados pelos colaboradores e prestadores de serviço e tratados pela área de Segurança da Informação conforme Norma Interna de Gestão de Incidentes.
Da utilização de correio eletrônico (e-mail)
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O uso de e-mail é para fins corporativos, relacionados à atividade do colaborador na M2S INTERATIVIDADE (@bamunos.com.br e @bamunos.com).
É proibido do uso de e-mail da M2S INTERATIVIDADE:
enviar e-mail com remetente que não esteja autorizado e usar;
falsificar informações de endereçamento, alterar cabeçalhos ou
esconder identidade de remetente ou destinatário, com a intenção de
evitar punições;
excluir e-mails quando a M2S INTERATIVIDADE estiver sob algum
tipo de investigação;
produzir ou transmitir e-mails que:
◦ contenha ameaças eletrônicas (spam, vírus, etc);
◦ contenha código executável (.exe, .com, .cmd, .bat,
.src,.vbs,.ws, .cpl, .reg, .dll, .inf) ou qualquer outra extensão
que represente risco à segurança da informação;
◦ vise burlar sistemas de segurança;
◦ tenha conteúdo considerado impróprio, obsceno ou ilegal;
◦ inclua imagem de alguma forma mascarada;
◦ vise acessar informações sem autorização do proprietário;
◦ inclua material que tenha direitos autorais, sem a permissão
do proprietário.
Da utilização da Internet
Qualquer informação que é acessada, transmitida, recebida ou produzida na internet está sujeita a divulgação e auditoria. Portanto, a M2S INTERATIVIDADE, em total conformidade legal, reserva-se o direito de monitorar e registrar todos os acessos à Internet.
A M2S INTERATIVIDADE tem interesse que seus colaboradores estejam bem informados, e portanto, o uso de sites de notícias ou de serviços é aceitável, desde que não comprometa o andamento dos trabalhos, nem prejudique a banda de internet e nem implique conflitos com os objetivos da empresa.
Os colaboradores não poderão fazer download ou distribuição de softwares os dados pirateados, atividade considerada ilícita pela legislação nacional.
Da utilização de computadores
Os computadores (Desktops) são de propriedade da M2S INTERATIVIDADE, cabendo a cada colaborador utilizá-los de forma adequada para as atividades de interesse da empresa.
Toda manutenção física ou lógica, instalação, desinstalação, configuração ou modificação, sem o conhecimento prévio do Departamento de TI, é proibida.
Todos os computadores devem ter software antivírus instalado, licenciado e atualizado permanentemente.
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Da utilização de dispositivos móveis (Notebook, Smartphones)
O colaborador deverá responsabilizar-se em não manter ou utilizar quaisquer programas e/ou aplicativos, sem a devida licença, nos casos abaixo:
para equipamentos da M2S INTERATIVIDADE: licença instalada
pelo Departamento de TI da M2S INTERATIVIDADE;
para equipamentos particulares, quando utilizados nas dependências
da M2S INTERATIVIDADE: licença do próprio colaborador.
No caso de furto ou roubo de um dispositivo móvel fornecido pela M2S INTERATIVIDADE, o colaborador e responsável por notificar imediatamente seu gerente e ao Departamento de TI, assim como a procurar ajuda das autoridades policiais registrando um boletim de ocorrência o quanto antes.
Da Instalação de Software ou Hardware “não autorizados”
Em complemento aos itens anteriores citados (utilização da Internet, utilização de computadores e utilização de dispositivos móveis) fica vedado aos colaboradores da M2S INTERATIVIDADE a instalação de qualquer hardware ou software nos equipamentos da M2S INTERATIVIDADE sem a expressa autorização da equipe de Segurança da Informação da M2S INTERATIVIDADE.
Melhoria Contínua da Segurança da Informação
Melhores práticas em segurança devem ser avaliadas constantemente pela área de Segurança da Informação, bem como utilizar as lições aprendidas com os eventos e incidentes de segurança da informação para melhorar e atualizar controles e processos.
Ao menos uma vez ao ano a Gerência de TI deve designar uma equipe de colaboradores para fazer um levantamento de riscos que identifique possíveis ameaças e vulnerabilidades existentes.
As ameaças e vulnerabilidades encontradas devem ser documentadas no Relatório Anual de Riscos.
Virtualização
Se uma virtualização for implantada, todos os componentes que estiverem no ambiente virtual deverão ser identificados e considerados dentro do escopo para a revisão, incluindo os hosts individuais virtuais ou dispositivos, máquinas visitantes, aplicativos, interfaces de gerenciamento, consoles de gerenciamento centrais, hipervisores, etc. Todas as comunicações e fluxos de dados trocados entre os hosts deverão ser identificados e documentados, bem como aqueles trocados entre o componente virtual e os componentes do sistema.
A implantação de um ambiente virtualizado deverá atender às intenções de todos os requerimentos de forma que os sistemas virtualizados possam de fato ser considerados hardwares separados. Por exemplo: deverá haver uma
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segmentação clara das funções e segregação de redes com níveis de segurança diferentes. A segmentação deverá evitar o compartilhamento dos ambientes de produção e de teste e desenvolvimento.
A configuração virtual deverá ser protegida de forma que as vulnerabilidades em uma função não interfiram na segurança de outras. E dispositivos como USB ou em série não possam ser acessados por todas as instâncias virtuais.
Além disso, todos os protocolos de interface de gerenciamento virtuais deverão ser incluídos na documentação do sistema, e deverão ser definidas funções e permissões para gerenciamento das redes virtuais e dos componentes virtuais do sistema. As plataformas de virtualização deverão ter a capacidade de aplicar a separação de tarefas e de privilégios menores, de forma a separar o gerenciamento de rede virtual do gerenciamento de servidor virtual.
Deve-se ter atenção especial ao implantar os controles de autenticação, de forma a garantir que a autenticação dos usuários seja realizada nos componentes de sistema virtual adequados e que haja distinção entre as máquinas virtuais (VMs - virtual machines) do visitante e o hipervisor."
Atualizações de Sistemas
Todos os sistemas devem ser mantidos atualizados quando novas atualizações forem disponibilizadas pelos fornecedores;
Para atualizações consideradas Altas e Críticas essas mesmas devem ser analisadas pela equipe de TI da M2S INTERATIVIDADE com relação a sua implementação e impacto no trabalho, não ultrapassando 3 (três) meses.
Para atualizações de antivírus, que é considerado um sistema crítico de suma importância para a proteção e monitoramento dos componentes de sistemas, este deve ser mantido atualizado constantemente. Entretanto, não havendo a atualização deve se identificar o problema e acionar a equipe de TI, segurança e caso necessário o fornecedor do produto.
Gestão de Incidentes de Segurança
Muitas vezes, não existe um único padrão determinado para o tratamento de incidente, pois diferentes ações podem ser disparadas dependendo da situação ao qual a ameaça expôs o negócio. No entanto, para a gestão de incidentes ser bem-sucedida, atendendo as partes interessadas, os requisitos de segurança e os procedimentos de monitoramento e resposta, seguirão, mas também não se limitando, os processos relacionados no documento Norma de Resposta à Incidentes de Segurança.
Revisão da Política
Esta Política deve ser revisada todo ano após o Levantamento Anual de Riscos, de modo a verificar se existe a necessidade de alteração de alguma política ou processo, seja por alguma vulnerabilidade encontrada e causadora de impacto considerado críticos para o negócio, alteração na estrutura de rede e regras internas.
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Toda alteração de versão será registrada na tabela histórico das versões, constante na via original, em poder do Gerente do Departamento.
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